Quem somos

A Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul – AEERGS é uma entidade cultural fundada em 1982, que mantém núcleos ativos em diferentes cidades gaúchas, contando atualmente com amplo quadro de associados. Atua no desenvolvimento de ações em formato de ateliê aberto de arte, realiza exposições e cursos, organiza debates e seminários, além de diversas outras ações que objetivam defender os artistas, promover a cultura, bem como preservar as obras de arte, a memória e o patrimônio.

Entre as principais realizações da entidade se pode destacar a organização de mais de 100 exposições coletivas desde o início dos anos 1980 até os dias atuais, além de vários cursos que propiciaram a formação de muitos novos artistas visuais a partir dos espaços de trabalho em formato de ateliê coletivo mantidos pela AEERGS.

Atualmente a entidade é um Ponto de Cultura reconhecido pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério, por meio da Secretaria da Diversidade Cultural a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva. A AEERGS, ao longo dessas quase 4 décadas de existência, constituiu os núcleos regionais, e mantém sede central na Capital, localizada na Casa da Estrela, na Rua Camerino, 34, em Porto Alegre.

Os artistas associados da AEERGS se destacam em diferentes áreas da cultura, e é com essa diversidade que temos a convicção de que devam ser ampliadas as ações da entidade, com o propósito maior de que o conhecimento e saber acumulado no setor seja compartilhado, que continue sendo transmitido de geração à geração, mediante ações desenvolvidas coletivamente e com a participação ativa da comunidade.

 

 

Associe-se na AEERGS e participe dessa construção coletiva!