Quem somos

A Associação dos Escultores do Estado do RS – AEERGS foi fundada em 2 de abril de 1982, se constituindo como uma entidade sem fins lucrativos, não governamental, que tem como foco de atuação congregar artistas visuais, restauradores, professores, estudantes, arquitetos e demais profissionais natos ou radicados no Estado que atuam no segmento de escultura. Desde sua fundação, com a intenção de cumprir seus objetivos, a AEERGS vem organizando exposições, programas, cursos, palestras, debates, seminários, oficinas, excursões culturais, entre outras ações que objetivam preservar e defender a cultura, as obras de arte, o meio ambiente, a memória e o patrimônio.

Entre as principais realizações da entidade se pode destacar a organização de mais de 100 exposições coletivas nos últimos 37 anos, além de vários cursos que propiciaram a formação de dezenas de novos artistas visuais. Nesse contexto vale citar ainda o permanente esforço pela valorização das políticas públicas na área cultura. Ao longo de sua história, a AEERGS se organiza para unir forças em benefício das artes visuais e do patrimônio no Rio Grande do Sul, buscando aumentar sua abrangência e sendo a voz dos artistas junto a colegiados de debates públicos, participando ativamente de conselhos, comissões, grupos de trabalho, conferências, setoriais temáticas e espaços de diálogo em geral. Como exemplo de conquistas obtidas nessa esfera, se destaca a implementação de vários projetos de lei que beneficiam os artistas, como a Lei 10036/06, que trata da colocação de obras de arte em todas os novos edifícios de Porto Alegre com mais de 2000m² de área, que vem proporcionando trabalho e abertura de novo mercado para muitos artistas visuais gaúchos na atualidade, fortalecendo a relação do setor com o mercado da construção civil mediante valorização da arquitetura e do urbanismo. Também se mostra importante citar o apoio da AEERGS para a regulamentação da Lei do Dia Escultor Gaúcho, que inseriu a escultura no mapa das homenagens oficiais do Estado ao comemorar a data de 7 de Agosto, dia de nascimento do escultor Xico Stockinger.

Nessa perspectiva, a AEERGS, consciente de seu papel como entidade representativa, avançando em seu intuito de proporcionar atividades que visem o reconhecimento do direito básico à cultura e motivada pela possibilidade da criação de uma rede de saberes que irá expandir suas ações, busca agregar novos olhares e estimular diferentes aprendizados mediante a realização de atividades artísticas com retorno de interesse público. Atualmente contamos com um amplo quadro de associados em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Eles se destacam em diferentes áreas e faixas etárias do segmento, e é com essa diversidade que temos a convicção de que devam ser ampliadas as nossas ações, com o propósito de que o conhecimento seja dividido, transmitido de geração à geração, mediante ações desenvolvidas coletivamente e com a participação da comunidade.

 

Associe-se na AEERGS e participe dessa construção coletiva!